29 de maio de 2008

Transportes públicos aumentam em Julho, congelamento é só para Lisboa e Porto

Na quarta-feira, o Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República um projecto de lei que propõe que as operadoras de transportes públicos das capitais de distrito possam receber já em 2009 indemnizações compensatórias, que actualmente só vigoram em Lisboa e Porto, e sustentam os apoios sociais dos passes. "Não faz sentido não beneficiarem outras cidades. Não pode haver portugueses de primeira e de segunda", disse em Aveiro Francisco Louçã.

À excepção de Lisboa e do Porto, os transportes vão aumentar 6% em todo o país a partir do 1.º de Julho, anunciou a Associação Nacional dos Transportes Rodoviários (Antrop). José Sócrates tinha anunciado na semana passada o congelamento dos passes sociais até o fim do ano, mas só há passes sociais nas áreas de Lisboa e Porto. O Ministério das Obras Públicas adiantou que ainda está a analisar o aumento, e o valor definitivo será divulgado em final de Junho.

O Diário de Notícias atribui a medida a um recuo do governo, mas a verdade é que durante o debate na semana passada no Parlamento, confrontado com o facto de fora de Lisboa e Porto não haver passes sociais, Sócrates nada respondeu. Logo em seguida, a Associação Nacional dos Transportes Rodoviários (Antrop) anunciou que teria um prejuízo de 21 milhões de euros só nos próximos sete meses.

O ministério de Mário Lino não quis comentar a notícia do DN, adiantando apenas que esta não tem como base qualquer fonte oficial e que o assunto está ainda a ser estudado. A aplicação do congelamento do preço dos passes sociais apenas aos utentes de Lisboa e Porto não é contudo uma hipótese posta de parte, segundo o ministério.

0 comentários:

 
subir Free counter and web stats