26 de agosto de 2008

Linha do Tua: Bloco chama Mário Lino ao Parlamento

O acidente ferroviário na linha do Tua, que fez uma vítima mortal e dezenas de feridos, é o quarto a ocorrer no último ano e meio. A linha foi reaberta após o governo ter dado garantias de segurança. Mas a ausência de informação sobre o resultado dos inquéritos aos anteriores acidentes levanta dúvidas aos autarcas e populações e o Bloco de Esquerda vai requerer a presença do ministro das Obras Públicas para dar explicações sobre a segurança e futoro da linha.


COMUNICADO DO BLOCO DE ESQUERDA:

O Bloco de Esquerda expressa a sua consternação face ao acidente que hoje ocorreu na Linha do Tua e expressa as suas condolências à família da vítima mortal e a sua solidariedade para com os feridos.

Quatro acidentes, dois dos quais com vítimas mortais nesta linha ferroviária são motivo de grande preocupação e devem merecer uma atenção especial das entidades competentes e dos responsáveis pela circulação e manutenção da linha – a CP e a REFER.

No final da sessão legislativa, a Secretária de Estado dos Transportes, na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações da Assembleia da República, em audição dedicada à Linha do Tua, garantiu a segurança da linha, fruto dos investimentos ali realizados pelo Governo, assim como afirmou que não é intenção do Governo encerrar a Linha do Tua.

Perante o trágico acidente hoje ocorrido e perante as dúvidas levantadas, quer por autarcas, que afirmam desconhecer os resultados dos inquéritos aos acidentes anteriores, e também pela população local, o Bloco de Esquerda entende que o Ministro das Obras Públicas deve dar esclarecimentos em sede parlamentar, sobre as conclusões dos anteriores inquéritos, sobre o estado de conservação e segurança da linha e do material circulante, assim como das intenções do Governo em relação ao futuro desta linha ferroviária.

0 comentários:

 
subir Free counter and web stats