27 de agosto de 2008

Sobrelotação de comboios revolta passageiros da Linha do Douro

De pé, sentados nas escadas de acesso ou no lavatório dos sanitários. Assim se viaja em algumas composições da linha que serve o Alto Douro Vinhateiro. Nesta época do ano, a linha é visitada por milhares de turistas que sobrecarregam, ainda mais, alguns dos poucos comboios disponíveis para efectuar o serviço. São comboios com mais de três décadas, desadequados e que não oferecem qualidade a quem neles viaja. Mas esse não é o maior problema para os passageiros. O verdadeiro pesadelo é o facto de os bilhetes que compraram não lhes garantir um lugar no comboio em que pretendem viajar.

Estação da Régua, 10h00. Apenas uma automotora, composta por três carruagens, se encontra na plataforma ferroviária da Linha do Douro. Irá partir dentro de poucos minutos em direcção ao Porto.

Os últimos dias têm sido férteis em episódios de distúrbios e perturbação devido a estas anomalias. Por exemplo, na semana passada, por altura das festas da cidade do Peso da Régua, um comboio regional com saída de S. Bento (Porto) com destino ao Pocinho chegou à estação do Tua com mais de uma hora de atraso. O motivo foi a revolta de dezenas de passageiros com bilhete que não tinham lugar. Colocaram-se à frente da locomotiva exigindo mais carruagens. A CP resolveu o assunto mandando chamar a polícia para retirar as pessoas que obstruíam a linha.

Sujidade e atrasos

Dois amigos, Pedro Alves, de 17 anos, e Fábio Vieira, de 16, residentes em Baguim do Monte e no Porto, estão de regresso a suas casas depois de uma semana passada na região duriense. Contaram ao PÚBLICO que no dia 15 de Agosto compraram bilhete em Ermesinde e tiveram imensa dificuldade em entrar no comboio. "Eu tive que vir sentado no lavatório da casa de banho", diz Fábio. Já Pedro relata que as "pessoas enchiam as casas de banho". "Vi gente a querer vomitar e quase não o conseguiam fazer", relembra o jovem, que confirma a revolta de muitos passageiros que, na estação de Ermesinde, se prostraram à frente do comboio.

O presidente da CP, Cardoso dos Reis, disse ao PÚBLICO já ter conhecimento de algumas anomalias verificadas nesta linha. Confessou que o material circulante, nesta altura do ano, é "curto" e por isso a CP vai adquirir, em breve, novos comboios para colocar na Linha do Douro.

Este dado foi corroborado pela secretária de estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, que também disse que durante este mês foi necessário reforçar a Linha do Minho com algumas composições, por causa do aumento da procura, em virtude das festas populares de Viana do Castelo.

Fonte: Público


0 comentários:

 
subir Free counter and web stats