24 de agosto de 2008

Bloco/Mirandela: "Chega de acidentes na linha do Tua!"

O Bloco/Mirandela manifestou solidariedade com as vítimas do acidente ferroviário na linha do Tua e exige que sejam conhecidas as responsabilidades apuradas nos sucessivos acidentes, de forma a que "os eventuais interessados no encerramento da linha não se ocultem por trás da insegurança e do medo que esta anormal sequência de acidentes está a criar".

COMUNICADO BLOCO DE ESQUERDA MIRANDELA:

O Bloco de Esquerda de Mirandela vem por este meio mostrar toda a sua solidariedade com todas as vítimas do acidente da linha do Tua, ocorrido hoje, em Brunheda.
Em mais de 100 anos de existência da linha do Tua sem nunca ter havido qualquer acidente grave, agora no último ano e meio já existiram quatro, dos quais dois bastante graves, com vítimas mortais.

Estranho é que os acidentes só tenham ocorrido depois de se ouvir falar na construção da Barragem Foz–Tua que, a ser construída e segundo o projecto, inviabilizaria grande parte do actual traçado, de grande valor patrimonial.

O Bloco de Esquerda de Mirandela está muito preocupado e indignado pelos sucessivos sinistros ocorridos nesta linha estreita. Exige-se mais consideração e atenção pelas populações do interior. A situação de grande instabilidade que se está a criar quanto à segurança da linha, torna exigível que os responsáveis pela sua manutenção e segurança e, desde logo, os responsáveis governamentais pelos transportes e mobilidade, tornem pública uma avaliação integral das condições de operação da linha e do respectivo material circulante, bem como as conclusões sobre as razões e responsabilidades de tantos acidentes em tão pouco tempo.

A linha do Tua necessita de uma intervenção rápida, na sua requalificação, aproveitando todas as potencialidades que pode ter em benefício da região. O Bloco considera que cada vez mais é necessário que exista ferrovia entre o Tua, Mirandela, Macedo, Bragança e Puebla de Sanabria, que teria grande relevância económica, turística e para a mobilidade transfronteiriça das populações da região, nomeadamente para a ligação do interior ao litoral através da linha do Douro.

Responsabilidades pelos acidentes existirão certamente e o Bloco de Esquerda exige que sejam conhecidas, de modo a que, em primeiro plano, as vítimas sejam respeitadas, as condições operacionais da linha sejam repostas com segurança, mas também que os eventuais interessados no encerramento da linha não se ocultem por trás da insegurança e do medo que esta anormal sequência de acidentes está a criar.

BE/Mirandela - 22.Agosto.2008

www.bebraganca.blogspot.com

0 comentários:

 
subir Free counter and web stats